sábado, 24 de abril de 2010

CHEGANÇA



Chegança
Antonio Nóbrega
Composição: Antonio Nóbrega

Sou Pataxó,
sou Xavante e Cariri,
Ianonami, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancararu,
Carijó, Tupinajé,
Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-o, Tupinambá.

Depois que os mares dividiram os continentes
quis ver terras diferentes.
Eu pensei: "vou procurar
um mundo novo,
lá depois do horizonte,
levo a rede balançante
pra no sol me espreguiçar".

eu atraquei
num porto muito seguro,
céu azul, paz e ar puro...
botei as pernas pro ar.
Logo sonhei
que estava no paraíso,
onde nem era preciso
dormir para se sonhar.

Mas de repente
me acordei com a surpresa:
uma esquadra portuguesa
veio na praia atracar.
De grande-nau,
um branco de barba escura,
vestindo uma armadura
me apontou pra me pegar.

E assustado
dei um pulo da rede,
pressenti a fome, a sede,
eu pensei: "vão me acabar".
me levantei de borduna já na mão.
Ai, senti no coração,
o Brasil vai começar.

Aqui na UnB, já são 20 etnias representadas: Atikum,Wapichana,Fulni-Ô, Pataxó,Potiguara,Macuxi,Baré, Karipuna,Jeripankó,Pankará,Munduruku,
Bororo,Kaimbé,Tupinikim,Piratapuia,Xavante,Tukano,Wassu,Katokim,Desana.
Esses guerreiros e guerreiras estão sim, fazendo história. Uma história diferente da que conhecemos, do mundo etnocentrico contruido pelo colonizador.E que é preciso contar publicamente, da verdadeira história dos indígenas: a luta, a generosidade, a resistencia, a alegria, a solidariedade, o jeito de ser, o bem viver, a força,a paciência, a tristeza, o esforço, o canto, a dança, as comidas típicas, o amor aos animais, a tradição, o respito, o sagrado. E além do mais, o compromisso do bem estar coletivo.Porque, como dizia Paulo Freire: Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.

Mas qual é a história de cada um desses povos? Onde se localizam suas comunidades de origem, qual a situação de suas terras, quais são suas tradições? Como é a situação da educação, da saúde, do saneamento básico, da moradia, do trabalho? Que caminhos esses estudantes trilharam para estar aqui hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário